quinta-feira, 14 de abril de 2016

Projeto: Piano Bar Casa de Cultura Esteio


Projeto: Piano Bar Casa de Cultura Esteio

Apresentação

A Casa de Cultura de Esteio, semelhante a outros espaços culturais com funções semelhantes, teve previsto em seu projeto original a existência de um espaço dedicado ao convívio social dos seus frequentadores e da classe artística local. Este espaço chegou por um curto período a operar como tal, abrigando um bar, ou um Piano Bar, fazendo referência a bares que tem por caracteristica a apresentação de músicos como atração principal. O funcionamento de um estabelecimento com essa função num espaço dedicado a cultura é extremamente simbólico, e alude toda uma dimensão lúdica da produção artistica. Sabe-se que o universo do bar ou do boteco sempre abrigou grandes artistas, pensadores e nele foram gerados grandes projetos principalmente no âmbitop da atividade cultural. Assim sendo, este projeto serve para avaliar e revindicar a reabertura deste espaço tão complementar a tudo que se faz nessa casa.


Justificativa

Os artistas da cidade necessitam de mais palcos. A afirmação da frase anterior, em si, já justificaria a reabertura do Piano Bar neste centro cultural, mas podemos acrescentar a ela muitas outras necessidades de uma cidade que são supridas pela existência de um espaço como este em funcionamento. Podemos afirmar que as pessoas necessitam de espaços para trocar idéias enquanto tomam um café ou um chopp. Podemos afirmar que a cidade precisa de um espaço como este como referência turistica. Ainda podemos afirmar que é muito bom visitar a biblioteca, o museu, o cinema ou o teatro e depois passar no Piano Bar e comer algo assistindo um músico fazer seu trabalho. Ah, sim, também é mais um espaço para os músicos apresentareme divulgarem seus trabalhos e assim movimentar a cadeia econômica da cultura. Enfim, o bar é um elemento que quebra o aspecto formal das nossas vidas tão regradas e sujeitas ao mundo coorporativo e ao mesmo tempo nada é mais sério do que o que nele se trata.

Objetivo:

- Reabrir o espaço da Casa de Cultura de Esteio denominado Piano Bar com a finalidade de que nele funcione um bar/café.


Objetivos específicos

- Realizar os processos licitatórios/jurídicos necessários ao funcionamento de um bar nas dependência da Casa de Cultura de Esteio.

- O Piano Bar deve servir lanches relacionados ao cinema (pipoca, sorvete, refrigerantes,etc)

- O Piano Bar deve ficar de responsável pela fachada da Casa, por sua revitalização e manutenção.

- O Piano Bar deve comprometer pagar aluguel de acordo com valores de mercado e esse valor deve entrar como recurso livre para as necessidades da Casa.

- O Piano Bar deve servir para vernissages, exposições, lançamentos de livros e discos de artistas locais e também como loja para venda destes artigos e outros produtos (souvenirs , camisetas,cds, instrumentos) relacionados a pratica artistica.

Metodologia

1.0 Avaliação de viabilidade técnica



1.1 Montar Projeto com os objetivos do Piano Bar.

1.2 Avaliar a legislação do município pertinente a existência deste tipo de estabelecimento dentro de espaços públicos. (ANEXOS)


1.3 Com os dados pertinentes da legislação municipal reunidos buscar parecer do departamento jurídico da prefeitura municipal.

1.4 Avaliar condições definidas pelo juridico e projeto e montar edital para processo licitatório.

1.5 Lançar edital de licitação.

1.6 Estabelecer contrato com empresa vencedora da licitação

1.7 Obras de instalação

1.8 Divulgação pública do projeto

1.9 Inauguração do Piano Bar


2.0 Cronograma


Atividade
Prazo
Responsável
Status




Montar Projeto com os objetivos do Piano Bar.

07/04/2016
Diou
OK
Avaliar a legislação do município pertinente a existência deste tipo de estabelecimento dentro de espaços públicos. (ANEXOS)

15/04/2016
Diou

Com os dados pertinentes da legislação municipal reunidos buscar parecer do departamento jurídico Obras de instalação
da prefeitura municipal.
20/04/2016
Angela, Diou, Daniel

Avaliar condições definidas pelo juridico e projeto e montar edital para processo licitatório.
30/04/2016


Lançar edital de licitação.
15/05/2016


Estabelecer contrato com empresa vencedora da licitação

30/05/2016


Obras de instalação

30/06/2016


Divulgação pública do projeto

30/05/2016


Inauguração do Piano Bar

15/07/2016














Die Antwoord

Conclusão

Verificamos nesse projeto que o uso do Piano Bar como espaço de entretenimento estabelece uma relação simbiótica com os demais espaços e projetos desenvolvidos dentro da Casa de Cultura, bem como com as pessoas que utilizam diariamente este espaço. O Piano Bar, além disso proporciona nova opção de fruição de arte e entretenimento na cidade e oportunidade para que artistas locais melhor divulguem sua produções. O espaço PIANO BAR ainda confere a casa uma nova fonte de renda através da parceria com a empresa que deve gerenciar o espaço, que também deve ficar responsável pela revitalização e conservação da fachada da Casa. Assim, a reabertura desse espaço é , mais que uma atração cultural turistica a mais na cidade, um fator potencializador das tantas atrações já em funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário