quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Feliz ano velho/2013

Feliz ano velho/2013

Então é natal...e o John  Lennon não vêm. Com certeza está em outro lugar qualquer em alguma roda de alguma coisa ( no Uruguai,quem sabe?). Quem sabe junto com o Gandhi, o Mandela, o comandante Chaves e o Chê esperando o Fidel. Só não venha me dizer que o Chorão está na mesma roda que acabo com sua inútil vida pessoalmente! Brincadeira, no máximo te deleto do meu facebook. Agora você deve estar pensando, enquanto lê meu texto (só por curiosidade): que será que cara chato quer? Isso se você me conhece há pouco e não leu meus textos de fim de ano de outros anos(que seguem em anexo). Agora se você já recebeu textos nos últimos três anos ( mais ou menos o tempo que peguei essa mania) deve estar pensando: que será que esse cara chato quer de novo? Isso, é claro, se você se deu ao trabalho de ler a mensagem desse ano. Enfim, seja qual for a situação, caso esteja de saco cheio de anualmente receber essas mensagens recheadas de lugares comuns, deselegantes  plágios(à começar pelo insistente uso do livro do Marcelo Rubens Paiva no título), clichês baratos e todo tipo de filosofia de boteco , basta imprimir três cópias desse documento em folha A4 (gramatura 50 a 63 gr), timbrada com o brasão de sua família e firma registrada , e enviar por sedex para o endereço disponível no blog  blogdodiou.blogspot.com.br com 10 selos para longa distância no envelope mais R$ 5,78(por favor, colabore com o troco) para despesas postais, que com certeza nunca mais te enviarei esse tipo de texto.Mas ,enquanto esse dia não chega e o incomodado amigo leitor continua aí, por uma mórbida curiosidade que o levará até o fim deste texto, e eu continuo aqui remendando cultura pop e filosofias baratas, hoje especialmente inspirado pelo Nei Lisboa  ,misturando no mesmo drink  Ying, Jung, I ching e outras balelas sem pensar na ressaca,alguém ainda pode querer saber o porquê do meu incomum, e obviamente eventual, hobby. Bem, como diria o próprio Nei, como explicar a um leigo um “meigo assassinato”?  Fui forjado na cena cultural dos anos 80/90 (de volta para o Futuro, ET, Jaspion, Jyarya, Legião urbana, Engenheiros do Hawaii, the Police, Pink Floyd, roupas extravagantes (aquelas calças dividas pela lingerie por cima, profissão Perigo/Macgeiver, top model , bares de cadeiras plásticas giratórias fixas no balcão , the Smiths, forever Young,etc) onde tudo (ou quase tudo) fazia sentido e me sinto um tanto vítima da industria cultural dos anos 2000 (funk, geração surf wear, desenhos animados esquisitos,etc). Não existem respostas fáceis e me sinto sim um tanto psicopata fazendo coisas que ninguém mais faz ( nem sente vontade de fazer) mas que eu preciso desesperadamente. Com esta descrição você tem duas opções, psicopata ou artista, você decide. Os atributos e a própria construção psicológica dos dois é bem próxima se você reparar com atenção. Comecei ouvindo discos com 12 anos. Com 14 já escrevia dezenas de letras e poemas e tendia ao isolamento.Aos 16 escrevi minha primeira crônica e não posso dizer que não houve vítimas. Não ta muito longe do cara que com 8 anos corta a cabeça de todos seus brinquedos, com 12  já abriu um gato e até os 18 fatalmente fará uma vítima ou vai estudar medicina. Em vias gerais posso dizer que não posso evitar de ser assim. “Eu mesmo pus as pedras no sapato”, entendeu?
Também escrevo pra fazer junto com você um balanço da conjuntura social,política,econômica e ,por que não, astrológica do nosso relacionamento( se é que ele existe),do clube, do partido, da cidade, do estado, do mundo e por que não da galáxia em 2013. O universo inteiro que conheço  me parece estar passando por uma terrível “nebulosa de afetação”, onde em vez de se alinharem os astros se alienam e mais do que isso, temo pelas conjunções possíveis que podem ocorrer já no próximo Planeta Atlântida. Acho que precisamos urgentemente de uma nova grande explosão (ah se eu tivesse um pedaço de plutônio...)para superarmos essa  sombria “era de Regina Casé”. Aí chega meados do ano e a galera que estava assistindo Crepúsculo sai do shopping  Center querendo incendiar o país e mudar...bem...mudar alguma coisa..desde que mudasse. Tenha santa paciência, o cara ainda não domina bem o alfabeto, aí pega um livro do Lobão e sem saber o que aconteceu nos últimos 300 anos exige uma nova constituição elaborada inteiramente no facebook, porque ali todo mundo tem soluções pra tudo. Pior é que essa gurizada que se diz “apolítica ”, veja a ironia, é fã do José Mujica , agora curte o Mandela (mesmo sem conhecer o “som” do cara, como estão dizendo por  aí) e odeia os comunistas. Acho que o mundo perde sua inocência sexual enquanto aumenta sua ingenuidade política.  Para explicar basta analisar  o comportamento da juventude  brasileira ( mas o resto do mundo não fica longe disso) entre 10 e 25 anos ( e é incrível verificar a pouca evolução do nível consciência política que a maioria deles desenvolve neste período) .  A maioria com 10 anos já sabe a letra de mais de 100 “funks” que tratam o corpo masculino, o feminino e as relações sexuais da forma mais pejorativa, banalizada e vulgar possível e chegam aos 25 anos sem saber citar  nenhuma  lei da constituição de seu país, muito menos a diferença entre ideais de  esquerda ou de direita. Bem, está aí um pequeno retrato do país e talvez do mundo em 2013. Além disso, podemos citar meia dúzia de ditadores loucos tão caricatos que parecem todos vindos da mesma escola (holiwoodiana, talvez) e parte de um grande plano de ‘justificação” das “ações invasivas” do “xerife do norte”.Mas, isso não chega  a ser novidade. Aqui no Brasil aguardamos uma copa do mundo, que na minha opinião já teve o título negociado. Fica aí a dica . E afinal, falando sério, o que é a droga do futebol (talvez o único esporte que eu realmente goste), digo, a industria deste esporte senão outra grande “matriz de afetação”.  Porra! Que sentido faz? Se fizer alguém por favor me explica. Olha só, sou colorado (torço para o Sport Club Internacional de Porto Alegre, provavelmente por que me identifico com a cor vermelha (viva,vibrante,etc..) e com os vínculos históricos do clube com a população mais pobre/negra) e até fico feliz quando ele ganha, mas não consigo conceber que alguém que torce para outro clube seja de alguma forma inferior ou mereça ser humilhado ou sofrer qualquer tipo zombaria, violência física ou moral. Não consigo ver na disputa entre esses clubes nada além  de um jogo. Nada além de 22 jogadores, com salários descomunalmente maiores que os da maioria da população brasileira e cuja vitória ou derrota não pode ser tão importante que me leve a me indispor com meu próximo. Será que estou louco, ou o resto do mundo é que está? Vai  ver sou mesmo uma espécie de psicopata. Fica cada vez mais difícil entender o mundo vendo tantas vezes do mesmo lado os que querem iluminar e os que querem iludir.
Concluída esta breve  análise da atual conjuntura cósmica vamos falar sobre nós. Há quanto tempo não nos vemos?  Há quanto tempo não enxergamos nem que está sempre ao nosso lado? Deixo estas perguntas no ar sem necessidade de desculpas. Então livres do peso inútil da culpa, do que não fizemos até hoje e sem ter certeza se algum buraco negro vai engolir o sol  amanhã,  resta-nos apenas o instante. Como disse, em 2013, o Eduardo Galeano, “este tempo que é”. Resta-nos tornar intenso o instante. O compromisso de estarmos presentes, inteiros, onde já estamos fisicamente e ali sentir o mundo e mudá-lo. O passado será sempre este cadáver que podemos exumar mas não ressuscitar . O futuro sempre essa incógnita, uma nova política econômica, uma onda gigante, algum general fascista, qualquer radical fundamentalista e até a droga de uma espinha de peixe na garganta enquanto se come um petisco numa praia caribenha. Tudo que tocamos vira história e assim cabe-nos escrever com sabedoria  cada frase, sem temer o que vem ou o que passa. Assim , como diria o Fernando Pessoa, melhores são as dúvidas que nos embalam do que as certezas que nos bastam, pois o que basta já acabou e nada parecido com isso deve ser o sentido da vida. Abraços, beijos e um emocionante 2014 a vocês todos meus amigos.


Diou

Nenhum comentário:

Postar um comentário